terça-feira, outubro 19, 2010

Remake e Adaptações de Novelas antigas fazem o maior sucesso e o povo adora

Atualmente no AR está no Tititi, não é propriamente um Remake mas sim uma adpação da obra do excelente Cassiano Gabus Mendes, que está fazendo um grande sucesso, agora assinado por Maria Adelaide Amaral baseada na obra anterior

O sucesso de “Ti ti ti” no horário das sete motivou a Globo a querer investir em mais remakes. De acordo com o blog Telinha do jornal Extra, alguns autores da emissora já se manifestaram sobre quais obras gostariam de readaptar. Manoel Carlos gostaria de escrever o remake de “A sucessora”, exibida em 1978 e estrelada por Susana Vieira. Gilberto Braga indica “Dancin days” e “Brilhante”, esta última por não ter sido muito bem compreendida na época, no começo dos anos 80.

“Pedacinho de chão”, de Benedito Ruy Barbosa, está prevista para o ano que vem. E “Guerra dos sexos”, de Silvio de Abreu, está garantida para 2012. Da obra de Cassiano Gabus Mendes, o mesmo de “Ti ti ti”, as novelas “Brega & chique” e “Locomotivas” disputam a chance de virar remake, com mais força para a primeira.

Relembre algumas obras que foram sucesso na 1a versão e como Remake

Divulgação
Vinte anos depois de Lucélia Santos fazer sucesso como a Sinhá Moça, a Rede Globo coloca no ar um remake da novela de 1986, agora com Débora Falabella. Faz algum tempo que as versões atualizadas de tramas de sucesso estão na moda. Confira aqui alguns folhetins que tiveram mais de uma versão na tevê.

Divulgação
Selva de Pedra (1972 e 1986)
Parece mentira, mas um capítulo da primeira versão de Selva de Pedra, de Janete Clair, atingiu a incrível marca de 100% de audiência. Na foto acima, o casal Cristiano e Simone, interpretados por Francisco Cuoco e Regina Duarte. Tanto sucesso fez com que a novela ganhasse uma nova versão em 1986, com Tony Ramos e Fernanda Torres (foto abaixo).
Divulgação
Mulheres de Areia (1974 e 1993)
Em 1993, a segunda versão da novela iniciou a onda dos remakes globais. Glória Pires interpretava as gêmeas Ruth e Raquel (foto abaixo), que tinham personalidades opostas. A atriz Eva Vilma foi quem deu vida às personagens na primeira versão. Na foto acima, ela aparece ao lado do ator Carlos Zara (Marcos), que foi seu marido na vida real.

Divulgação
A Viagem (1975 e 1994)
Mais um remake de uma novela com Eva Wilma (à dir.). Dessa vez, Christiane Torloni ficou com o papel principal, de Dinah. Seu par romântico era o galã Antônio Fagundes, que substituiu Altair Lima como Otávio.

Divulgação
Éramos Seis (1967, 1977 e 1994)
A adaptação do romance de Maria José Dupret teve três versões televisivas. As duas primeiras exibidas pela TV Tupi e a terceira pelo SBT. O casal Lola e Júlio foi interpretada por Cleyde Yáconis e Sílvio Rocha, Nicete Bruno e Gianfrascesco Guarnieri (foto acima) e Irene Ravache e Othon Bastos (abaixo).

Divulgação
Irmãos Coragem (1970 e 1995)
Em comemoração aos 30 anos da emissora, a Globo resolveu reeditar uma de suas novelas de maior sucesso. Na nova versão, Marcos Palmeira e Letícia Sabatella eram João Coragem e Maria de Lara, que em 1970 foram vividos por Tarcísio Meira e Glória Menezes. Mas o remake não foi muito bem pela audiência e pela crítica.

Divulgação

Anjo Mau (1976 e 1997)
A nova versão da novela trazia Glória Pires (à dir.) como a babá Nice e Kadu Moliterno como Rodrigo, seu grande amor. O papel havia sido de Suzana Vieira (à esq.) e José Wilker na versão de 1976. Só que o remake sofreu mudanças: alguns personagens foram acrescentados e novas tramas criadas.

Divulgação

Pecado Capital (1975 e 1998)
Em 1975, Pecado Capital foi a primeira novela das oito em cores da tevê brasileira. Betty Faria e Francisco Cuoco ficaram célebres nos papéis de Lucinha e Carlão (foto acima). Lima Duarte interpretou Salviano, personagem que voltou às telas em 1998 na pele do próprio Francisco Cuoco. Carolina Ferraz e Eduardo Moscovis (foto abaixo) fizeram o casal protagonista. O fim da novela foi diferente, no remake Lucinha não se casa com Salviano.

Divulgação
Cabocla (1979 e 2004)
O romance de Ribeiro Couto também teve três versões para a tevê. A primeira, na TV Rio, em 1959, com Glauce Rocha e Sebastião Vasconcelos nos papéis de Zuca e Luís Jerônimo. Em 1979, Glória Pires (à esq.) e Fábio Jr. interpretaram os protagonistas e acabaram se casando depois da novela. No remake de 2004, a ainda desconhecida Vanessa Giácomo (à dir.) foi escolhida entre várias candidatas para atuar ao lado de Daniel de Oliveira.

Divulgação

Escrava Isaura (1976 e 2004)

Sucesso internacional, sendo exibida em 80 países, a novela foi o primeiro trabalho em tevê de Lucélia Santos (à esq.) e a transformou em celebridade no mundo todo. O enredo foi baseado no romance do escritor Bernardo Guimarães que, em 2004, teve seus direitos comprados pela Rede Record. A emissora fez um remake com Bianca Rinaldi (à dir.) no papel de Isaura. A nova versão também foi muito bem sucedida.

Divulgação

Sinhá Moça (1986 e 2006)

Dez anos depois de Escrava Isaura, a novela trouxe Lucélia Santos (à esq.) novamente numa novela que tinha a abolição da escravatura como tema principal. Mas dessa vez ela não era uma escrava, mas a filha de um barão e tinha como par romântico o ator Marcos Paulo. Sinhá Moça também fez muito sucesso e agora, 20 anos depois, volta às telas da Globo, com Débora Falabella (à dir.) e Danton Mello nos papéis principais

Nenhum comentário: